Desfrutar de uma vida saudável com disposição para aproveitar todos os momentos, correr atrás da realização de sonhos e explorar o que há de melhor no mundo é o objetivo de todos nós, fazendo com que busquemos hábitos cada vez mais benéficos, como a adoção de uma dieta rica em vitaminas, nutrientes e minerais, ingestão de bastante água, realização de atividade física, entre outras atitudes simples que contribuem para a manutenção do bem-estar.
Entretanto, nada disso seria possível se não tivéssemos a possibilidade de buscar o auxílio de um profissional capaz de aliviar nossas dores, diagnosticar doenças, tratar problemas e prevenir qualquer coisa que prejudique nossa saúde. Afinal, a sua dedicação, conhecimento e respeito pelo próximo permitem que exerçam a missão de salvar vidas com maestria, tornando-os insubstituíveis em nossa rotina.
Por isso, hoje, em homenagem ao dia do médico, dedicamos este artigo para estes indivíduos, abordando a origem por trás do surgimento desta data, a sua importância para a manutenção da integridade e funcionalidade de nosso organismo, bem como, o que desejamos para que sigam firmes exercendo o dom de cuidar.
Esperamos que esta seja uma leitura satisfatória para você. Vamos lá?
Qual a história por trás do surgimento e da celebração do dia do médico em 18 de outubro?
No Brasil e em países de base católica, como a Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia, a escolha desta data teve influência cristã, uma vez que a Igreja comemora também o Dia de São Lucas, um santo que, durante sua vida, praticou a medicina e passou a ser símbolo de proteção destes profissionais.
Já nos Estados Unidos, o Doctor’s Day é celebrado em 30 de março, como forma de homenagear a primeira vez em que a anestesia foi administrada em um paciente pelo Dr. Crawford W. Long, no estado da Geórgia, enquanto no Canadá, a comemoração se dá em 1º de Março, como forma de lembrar do nascimento da Dra. Emily Stowe, primeira mulher a se formar médica no país.
Na Índia, por exemplo, o dia 1º de Julho foi escolhido para a celebração em homenagem ao Dr. Bidhan Chandra Roy que, entre outros feitos, fundou as cidades de Bidhannagar, Durgapur, Kalyani, Habra e Ashokenagar. E, em locais da América Latina, como Argentina, Uruguai, Cuba e Paraguai, definiu-se o dia 3 de Dezembro como o Dia Internacional del Médico, homenageando o Dr. Carlos Finlay, responsável por comprovar a teoria de que a febre amarela se propaga através do mosquito Aedes aegypti, o que permitiu salvar milhares de vidas no continente e impulsionando as pesquisas médicas.
Dessa forma, independente da data escolhida, todas essas festividades têm um objetivo em comum, valorizar os avanços nos tratamentos, diagnósticos e abordagens preventivas, impulsionar novos estudos e tecnologias, bem como reconhecer a importância da atuação destes profissionais da saúde para a coletividade e o bem social.
O papel destes profissionais para a manutenção de uma vida saudável
Ser médico é estudar longos anos para conviver e lutar diariamente contra a morte, priorizando o cuidado, o respeito e o atendimento humanizado a cada um dos pacientes que cruzam seus caminhos.
São eles os responsáveis por nos incentivar e orientar à adoção de boas práticas em nossas rotinas, focando em aliviar desconfortos, curar doenças, promover plena recuperação e garantir um futuro promissor, sempre levando em conta o histórico, dificuldades, limitações e necessidades de cada indivíduo.
Além disso, eles atuam na missão de acolher, escutando e explicando os problemas a serem resolvidos e os procedimentos a serem realizados com paciência, visando tranquilizar não só a pessoa, como também seus familiares e amigos e cultivando a esperança de que tudo dará certo em seus corações.
São, portanto, indispensáveis e insubstituíveis em nosso dia a dia, não é mesmo?
Uma homenagem aos doutores que abrem mão de seu tempo para cuidar de nossa saúde
Com isso em mente, neste dia dedicado a homenagear e celebrar sua existência, trabalho e doação contínua, aproveitamos para agradecer por não medirem esforços para transformar e salvar nossas vidas. É graças a sua dedicação, compromisso e responsabilidade com a saúde que seguimos confiantes na construção de um mundo melhor para todos.
Que consigamos, juntos, lutar contra a falta de materiais e medicamentos, os problemas na infraestrutura hospitalar, a superlotação nas unidades de saúde, falta de leitos , entre tantos outros desafios enfrentados com resiliência e empatia.
Obrigado por se manterem em constante atualização, acompanhando as tendências tecnológicas e descobertas científicas para oferecerem, sempre, qualidade, assistência e soluções mais eficientes e seguras para todos.
Vocês são nossos heróis. Parabéns!
Se você quer ter acesso à informações relevantes sobre cuidados com a saúde e a vida nas diversas esferas, continue acompanhando nosso blog com postagens recorrentes.