Uma coisa é certa, de uns tempos para cá, temos visto um grande movimento de valorização da mulher, de suas habilidades, capacidades, ideias e opiniões que promovem transformações benéficas para os diversos âmbitos existentes: político, econômico, social, educacional e, principalmente, medicinal, em que estudos, conhecimentos e experiências destas figuras têm propiciado avanços decisivos no diagnóstico, tratamento e prevenção da saúde.

Neste cenário, uma importante profissão tem se destacado pela dedicação, comprometimento, respeito e empatia no cuidado com os pacientes: a enfermagem, a qual conta com inúmeras representações femininas que fazem a diferença na vida de muitas pessoas.

Por isso, hoje, no dia nacional da enfermeira, dedicamos este artigo a elas, destacando sua importância, seu papel crucial durante a pandemia da COVID-19, os desafios que enfrentam diariamente e, claro, uma homenagem por tudo que fazem.

Preparado(a) para iniciar? Esperamos que tenha uma boa leitura!

Qual a importância destas profissionais para a saúde da população?

Foi na data de 10 de Agosto, em 1938, que Getúlio Vargas instaurou o famoso 12 de maio, um dia dedicado a todos os enfermeiros e, assim, acabou permanecendo no calendário comemorativo como uma lembrança à duas célebres profissionais da área, Florence Nightingale e Anna Nery.

Mas como as enfermeiras têm se tornado cada vez mais essenciais para o cuidado e melhoria da medicina no mundo?

  • São responsáveis por fazer a primeira análise de um indivíduo que tem queixas de dores e desconfortos, realizando a coleta de informações e obtendo os sinais vitais;
  • Participação marcante e indispensável antes, durante e após um procedimento cirúrgico, garantindo o sucesso da recuperação;
  • Atenção às gestantes, realizando o pré-natal, acompanhando o desenvolvimento do feto e fornecendo demais orientações;
  • Auxílio à saude básica das crianças, avaliando o seu crescimento e mantendo a vacinação em dia;
  • Manutenção da saúde da mulher, prevenindo doenças como o câncer da mama e de útero, além das sexualmente transmissíveis;
  • Promoção de bem-estar para a sociedade como um todo.

Como as enfermeiras tiveram papel crucial durante a pandemia da COVID-19?

Responsáveis por atuar na linha da frente de combate de qualquer enfermidade, as profissionais de enfermagem estiveram extremamente expostas ao coronavírus e, mesmo assim, continuaram exercendo o seu trabalho no limite da exaustão física e emocional, com o objetivo de salvar o maior número de vidas possível.

Afastados de seus familiares como forma de evitar a contaminação e colocá-los em risco, foram as grandes protagonistas deste momento por agir com humanização, permitindo que as vítimas em isolamento total tivessem alguma interação, incentivo e apoio para vencer a doença e alcançar a difícil cura.

Aliás, mesmo em meio ao caos, à falta de equipamentos de proteção específicos, escassez de médicos e demais profissionais da saúde e a perda de contínua de inúmeros pacientes, continuaram desempenhando sua função com maestria e esperança por uma melhor perspectiva.

Não à toa, fizeram parte também do processo de imunização, realizando a aplicação e a conscientização sobre a necessidade de se vacinar para que a rotina pudesse voltar ao normal e para que a interação social pudesse ser possível novamente.

Foi graças a elas que, hoje, podemos desfrutar dos bons momentos com aqueles que amamos.

Quais são os desafios enfrentados e que devem ser vencidos para a valorização desta profissão?

Entretanto, mesmo com papel de destaque na sociedade, a enfermagem vem enfrentando dificuldades no exercício de seu trabalho.

Isso porque sofre com grande desvalorização, manifestada pelo baixo piso salarial, carga horária desgastante, falta de respeito sofrido por serem considerados menos importantes que médicos, por exemplo, além, é claro do não reconhecimento social.

Sendo assim, mais do que homenagear as enfermeiras, é necessário embarcar na luta por melhores condições laborais, por meio do apoio e da cobrança dos órgãos públicos por mudanças e adequações frequentes que reflitam as necessidades desta categoria.

Por isso, esperamos que todos os seus dias sejam marcados por reconhecimento e gratidão, afinal, sem elas, não seria possível ver tantas histórias tendo continuidade e não poderíamos ver a esperança renascer no coração de tantas famílias. Obrigado por não medirem esforços para cuidar, curar e amparar. Parabéns!

E se você quer ter acesso à informações relevantes sobre cuidados com a saúde e a vida nas diversas esferas, continue acompanhando nosso blog com postagens recorrentes.