ARTIGO – Infiltração facetária no tratamento da dor lombar crônica
artigos healthtech setfree

Artigo publicano na SciELO (The Scientific Electronic Library Online)

AVALIAÇÃO CLÍNICA DA INFILTRAÇÃO FACETÁRIA NO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR CRÔNICA POR SÍNDROME FACETÁRIA – ESTUDO PROSPECTIVO

RESUMO

Objetivo: Avaliar os resultados do bloqueio facetário lombar com anestésico local e corticóide em pacientes com lombalgia crônica por síndrome facetária.

Métodos: Realizou-se um estudo prospectivo em 30 pacientes com lombalgia crônica por síndrome facetária, os quais foram submetidos à infiltração facetária com bupivacaína a 0,25% e acetato de metilpredinisolona sob controle radioscópico, e foram seguidos e avaliados seguindo as escalas Visual Analógica da Dor, Oswestry Disability Index e os Critérios de MacNab nos quais 17 foram do sexo feminino e 13 do sexo masculino.

Resultados: Foi observada diminuição significativa (p<0,05) da dor pela Escala Visual Analógica. Obtivemos 73,3% de resultados satisfatórios na primeira semana, 63,3% no primeiro mês, 43,3% em 3 meses, e 36,6% no final de 6 meses. O índice de complicações foi muito baixo.

Conclusão: O bloqueio facetário utilizando corticóide e anestésico local se mostrou-se efetivo, seguro e de fácil realização. No entanto houve recidiva em mais de 50% dos casos dentro de 6 meses.

Leia o artigo na íntegra clicando aqui (https://www.scielo.br/pdf/coluna/v10n4/v10n4a18.pdf).

Abrir WhatsAPP
Precisa de ajuda?